quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Nunca fui ao ginecologista até hoje (tenho 15 anos), enquanto a maioria das minhas amigas já foi várias vezes. Devo esperar que minha mãe toque no assunto ou digo e ela que quero ir?

O melhor é enfrentar a situação e expor claramente para sua mãe que você já menstrua e que gostaria de ouvir os conselhos de um ginecologista sobre sua saúde. O único risco é ela achar que você quer ir ao médico porque está transando com alguém e ficar no seu pé. Se isso ocorrer, acalme-a, deixe as coisas voltarem ao normal e mais tarde volte ao ponto. Mais cedo ou mais tarde ela acabará concordando, e mais para a frente você poderá ir sozinha ao ginecologista.
Qual é o melhor momento de uma menina visitar pela primeira vez um ginecologista?

As ocasiões mais adequadas são, logo depois da primeira menstruação, antes da primeira relação sexual, ou imediatamente após esta. Assim, ela pode ter informações corretas sobre cólicas, tensão pré-menstrual, corrimentos e métodos contraceptivos, e já começa a estabelecer uma relação de confiança com seu médico, muito importante para sua saúde futura.

O que acontece na consulta inicial com um ginecologista?
O procedimento se inicia com um exame clínico geral e o exame das mamas, seguido do exame ginecológico completo - caso a garota já mantenha relações sexuais e esteja à vontade. Ele consiste de uma avaliação externa (vulva) e de um exame interno, no qual é utilizado o especulo, aparelho para que o médico possa visualizar em detalhes o interior da vagina e o colo do útero, ocasião em que pode ser colhido material para o exame Papanicolaou (prevenção do câncer de colo de útero) e em seguida (usando luva descartável) é feito o toque vaginal, no qual o ginecologista introduz dois dedos na vagina e com a outra mão sobre a barriga, procura identificar as estruturas da pelve (útero e ovário) conferindo suas formas, tamanho, mobilidade e ocorrência ou não de dor.
Se a menina ainda for virgem, como é feito o exame ginecológico? Ela pode ir ao médico sozinha se tiver menos de 18 anos?

Caso haja a necessidade de exame ginecológico, é possível realizá-lo com especulo apropriado para virgem, bem como também se for necessário o toque será feito via retal. Com relação à idade, não há nenhum impedimento da garota apresentar-se sozinha ao ginecologista


Os resultados do exame ginecológico, inclusive se a garota não é mais virgem, podem ser comunicados aos pais dela?
Segundo o código de ética médica, é proibido ao ginecologista divulgar informações do exame de uma paciente menor de idade, mesmo a seus pais ou responsáveis. As únicas exceções é se isso puder causar danos a ela ou se a paciente der sua autorização.


No que consiste o exame Papanicolaou?

É um exame totalmente indolor, no qual são coletadas células do colo uterino para análise no microscópio, visando detectar a presença de células pré-cancerosas. Em caso positivo, pode ser iniciado imediatamente um tratamento precoce que aumenta as possibilidades de cura da paciente. Deve ser feito periodicamente por todas as mulheres que já iniciaram sua atividade sexual.


Qual o melhor tipo de teste de gravidez?

É o chamado ß-HCG (ou Beta-HCG), que pode ser feito assim que houver atraso na menstruação, e age por meio da detecção do hormônio "gonadotrofina coriônica", presente só no organismo das grávidas.


A garota que deseja engravidar deve fazer quais exames?

Toda garota que deseja engravidar deveria fazer exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite A, B e C, diabetes, mononucleose, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, além de hemograma completo e tipagem sangüínea e, adicionalmente deve fazer um exame para detecção de infecção das vias urinárias e parasitas intestinais.


Eu parei de tomar anticoncepcionais há mais de um ano, pois quero ter um filho, mas até agora não consegui engravidar. É possível que eu ou meu parceiro tenhamos algum problema?

Às vezes é mesmo demorado para algumas mulheres engravidarem. O período fértil acontece só uma vez ao mês e nem sempre ocorre de o casal transar exatamente naqueles dias. Mas é melhor vocês consultarem um médico para checar direitinho a saúde de ambos, se querem mesmo ter esse filho e desejam vê-lo nascer forte e saudável.

Depois de uma sessão de carícias íntimas com meu namorado (sem transar, pois ainda

sou virgem), percebi que os pequenos lábios de minha vulva estão mais abertos, e tenho medo que na próxima consulta meu ginecologista descubra o que fiz e conte para minha mãe...

Você pode ir tranqüila ao médico. Primeiro, porque ele tem um código de ética a respeitar e não pode revelar o que se passa na consulta a ninguém. Segundo, porque ele não vai perceber nada do que ocorreu, pois a vulva não muda de formato após carícias, quando muito, fica levemente inchada por alguns instantes e depois volta ao normal. A impressão que você teve pode ter sido causada apenas pelo momento que você olhou.


Quando me masturbei pela primeira vez, fiquei com os dedos molhados de sangue. Será que inadvertidamente eu rompi o hímen e perdi a virgindade?Virgindade é um conceito que significa ter tido ou não relações sexuais. Normalmente com a primeira relação sexual o hímen se rompe, no entanto, algumas vezes ele pode romper por acidente, no caso de uma criança cair em cima de um brinquedo, ou ainda no caso de atletas que praticam exercícios de abertura de perna, onde o hímen pode estar aberto, ou até mesmo em uma situação onde houve a masturbação e forçando a entrada dos dedos pode ter rompido o hímen, no entanto, apesar de o hímen estar rompido, a garota só perde a virgindade quando tem sua primeira relação sexual.

Queria umas dicas sobre o que rola na primeira vez, não sobre o ato em si, mas relatos de quem já passou por isso, pois estou com muitas dúvidas sobre como devo me comportar...
Um dos principais pressupostos para uma gostosa vida sexual é a privacidade, e por essa razão esqueça essa história de relatos de primeiras noites! O que rola entre quatro paredes deve permanecer entre quatro paredes. São segredinhos, afagos e sussurros que só interessam aos parceiros, e a mais ninguém. O que podemos sugerir para você é escolher um local bastante reservado e adequado, com total privacidade para que vocês sintam-se seguros e relaxados e possam gozar sem sustos de uma saudável intimidade. E, do dia seguinte em diante, mantenha reserva sobre o que se passou naqueles momentos ou só comente, se necessitar, com amigas de sua máxima confiança. É importante lembrar que para uma boa primeira vez, a orientação médica é fundamental, pois você não deve se esquecer da prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), AIDS e gravidez.

Estou com um grande corrimento, coceira na vagina e ardor ao urinar. Será gonorréia? Não posso ir ao médico mas não sei como me tratar...Não dá para aceitar essa história de "não posso ir ao médico". Como cuidar adequadamente da sua saúde se você nem ao menos puder ter certeza do que tem? Como saber se é mesmo
gonorréia e não uma infecção por fungos ou outra coisa? Por isso, você tem mesmo que enfrentar a barra e ir ao ginecologista. Nem que tenha que pedir a ajuda e companhia de uma amiga, isso se você não quiser recorrer aos seus pais, ou mesmo conseguir uma consulta num posto público de saúde. Quando não combatida apropriadamente, uma pequena doença pode transformar-se num grande problema para sua saúde futura.
Na cabeça dos homens, "fazer sexo" tem o mesmo significado de "fazer amor"?

O que explica a semelhança ou a diferença é o uso do verbo "fazer". Na verdade, amor você sente, enquanto sexo você faz. O amor pode nem se manifestar externamente, ou ser quando muito pressentido por um olhar furtivo, um rápido afago ou um aumento da pulsação ou da respiração. Já o sexo é dinâmico, evidente, fisicamente manifesto. Muitas pessoas - especialmente as mulheres - utilizam a expressão "fazer amor" como subterfúgio, alternativa, para diminuir o peso inerente à palavra sexo. Mas também os homens, dependendo da situação, lançam mão desse artifício para tornar mais suaves e aceitáveis suas propostas de relações sexuais. Mas, no fundo, ambas as expressões acabam querendo dizer a mesma coisa



Estou ainda toda insegura em relação à perda da virgindade e à gravidez, mas eu e meu namorado estamos querendo transar...

Se você mesmo confessa estar insegura, é melhor pensar bem antes de transar. Virgindade é uma coisa que não tem volta: se ela se foi, acabou. Quanto à gravidez, é uma coisa que ninguém na situação de vocês quer no momento, mas mesmo usando métodos contraceptivos existe um risco de acontecer, porque nenhum anticoncepcional é totalmente eficaz. Isso sem falar da possibilidade de contágio por alguma doença sexualmente transmissível. Portanto, considerando todos esses aspectos, não seria melhor vocês agüentarem mais um tempo para estarem mais seguros e preparados para todas as conseqüências que a vida sexual pode trazer, e preferencialmente, consultar um médico antes?



É verdade que a pílula anticoncepcional só protege após o segundo mês de uso? Qual o dia do ciclo mais apropriado para iniciar a tomá-la?

Para ficar protegida desde o primeiro mês, a menina deve tomar o comprimido inicial no primeiro dia da menstruação, e depois todo dia no mesmo horário, até acabar a cartela. Daí ela dá uma semana de intervalo e recomeça uma nova cartela no 8º dia após a parada da cartela anterior, isso se a pílula usada tiver 21 drágeas, no entanto é importante lembrar que existem cartelas com outras quantidades de drágeas e com intervalos diferentes, por exemplo, as de 24 drágeas onde o intervalo é de 4 dias e recomeça uma nova cartela no 5º dia após a parada da cartela anterior. Para achar o tipo de pílula adequada e a forma correta de tomá-la, a consulta ao ginecologista é fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário